O Tabernáculo e Jesus — O Que a Bíblia Fala Sobre eles

 

Você sabia que o tabernáculo fala tudo sobre Jesus e que a história de Jesus e do tabernáculo são a mesma? Pra entender os detalhes você precisa compreender um pouco o que diz o livro do Êxodo pelo nome original.

Publicidade

Êxodo significa saída de um lugar para outro, imigração em massa, mas o livro do êxodo trata de forma especifica da saída do povo de Deus da escravidão do Egito. Indo em direção a Terra Prometida, ou seja, trata de realmente sair.

1 SHEMOT:

Nomes

Identidade

Esse título (Shemot) é porque Deus, além de tirar o povo de Israel da terra da escravidão vai também tirar a escravidão de dentro dos escravos e pra isso acontecer, ele precisa criar outra identidade para o povo que, até então, é de escravo e, isso leva a mudar o nome deles.

2 A Nova Identidade

O povo que saiu do Egito tinha uma personalidade com forte característica de escravo o que implicaria numa grande resistência a liberdade. “Nossa personalidade consolidada resiste às mudanças”. Por isso a importância de criar uma nova identidade para esse povo.

Qual era a identidade real do povo que saiu do Egito? O povo hebreu! Que perdeu sua identidade e tem a chance agora de voltar a ser o povo hebreu e não mais os escravos do Egito. Por isso, repito o nome Shemot como nome original do livro do Êxodo.

3 Mentalidade de Escravo

Eles entraram no deserto com o passaporte de livre, com a mentalidade de escravo, durante a trajetória dentro do livro você vai ver que no final, Deus consegue mudar a identidade e libertar seu povo de corpo e de mente, agora eles tem uma mentalidade nova de livre.

4 O Processo de Libertação

O primeiro passo foi aprender a se organizar vivendo dentro do processo de libertação e, sobretudo, com uma nova conduta moral de vida onde suas escolhas dependiam da vontade de Deus cujo elemento era o tabernáculo.

Êxodo, então fala sobre a libertação completa onde se faz necessário até mesmo a mudança de identidade para liberta a pessoa por dentro, mas não estamos falando de uma terapia e, sim de mais de dois milhões de escravos...

5 O Impacto da Limitação

Toda limitação cria características de perdas na vida de uma pessoa, mas imagina uma sociedade inteira sendo iniciada com limitação escrava. Seria difícil dizer o impacto que isso causaria no futuro dessa nação.

A transformação é iniciada pelo tabernáculo, como proteção, cuidado, providência que são atributos de Deus, mas vamos ressaltar os seguintes detalhes: Deus inspirou artistas para fazer a ornamentação do tabernáculo. As peças foram criadas com beleza e grande criatividade o que expressa, excelência e amor.

6 O Processo da Nova Identidade

A beleza e a excelência é uma maneira de glorificar a Deus porque, quando você está fazendo algo com excelência e beleza é porque está refletindo sobre a obra e buscando no poder da criação a sabedoria do divino, nisso vai-se processando a nova identidade pelo Caminho.

7 Como era o Tabernáculo

O tabernáculo era uma grande tenda montada por Moisés, segundo a ordem: palavra de Deus no deserto. E ele ficava centralizado entre todas as tribos da nação de Israel, ou seja, em volta do tabernáculo ficavam as doze tribos de forma organizadas. Essa posição das tendas de cada tribo é o inicio da organização do povo de Deus.

O acampamento representa organização o que significa também que Deus quer que coloquemos a nossa vida em ordem para poder ele nos libertar e nos dar tudo que precisamos para termos uma vida abundante. Tudo fica mais fácil e mais simples quando você se organiza.

Além de se organizar, eles também estavam vivendo coo dependente uns dos outros, cada tribo com sua bandeira, seu representante tribal o que nas reuniões facilitaria com a presença apenas de doze homens.

O tabernáculo que era a parte central tinha três partes central:

Primeira parte: Pátio

Segunda parte: Santo dos Santos

Terceira parte: Santíssimo Lugar.

Em volta do tabernáculo existia uma cerca muito grande que impedia pessoas entrarem sem permissão. Apenas os Levitas tinham permissão para entrar no tabernáculo e seus sacerdotes eram quem tinham acesso. Sendo que na terceira parte somente o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano. Vou falar sobre esse evento anual em outro artigo. Você vai ficar surpreso com esse último lugar.

8 O Tabernáculo e Jesus

Bom todo tabernáculo fala de Jesus, das características, por exemplo, cada uma das portas também tem uma representação muito grande em relação a Jesus. Além disso, você vai perceber que a história do tabernáculo é um processo de crescimento da nossa vida espiritual.

9 A vulnerabilidade das tendas

O acampamento era temporário e por isso as tendas eram frágeis, mas isso tudo quer nos dizer que mesmo que nossa tenda esteja exposta, Deus está em nosso meio, só Eu que te dou força e esperança para alcançar seus objetivos dentro do meu ideal.

A vulnerabilidade das tendas de cada família das tribos do povo hebreu tinha um significado muito importante, porque revela a fragilidade de cada um, a limitação de cada um quando eles, sobretudo, se afastam de Deus. Evangelho

Postar um comentário

Meu nome é Geilson Ribeiro, se você gostou e se esse tipo de conteúdo interessa a você, por favor, deixe aqui seu comentário, pois sua opinião pode ajudar a outras pessoas. Compartilhe para que essas informações cheguem a mais gente, esse blog é visitado no mundo inteiro. Gratidão!

Postagem Anterior Próxima Postagem

COMPARTILHAR

"
"