O Que Você Precisa Saber Sobre o Canto do Galo Contado nos Evangelhos

 

1/14 Vamos falar agora sobre o canto do galo contado na história dos evangelhos. Uma grande curiosidade que é muito interessante de um episódio que ocorreu com o discípulo Pedro e o caso do “Canto do galo”. O símbolo predito pelo próprio Jesus que aconteceria para confirmar a negação de Pedro.

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2 Por muito tempo, a posição que prevaleceu entre o povo de Deus de outras localidades que desconheciam a cultura judaica afundo, foi que “o famoso canto do galo”, referido por Jesus de Nazaré, em todos os evangelhos, era o canto de uma ave.

3 Portanto se faz necessário perceber aqui alguns detalhes importantes desse episódio para que você possa entender melhor a questão.

O primeiro fato que nota-se é que Jesus passou por seis julgamentos:

Três pelas autoridades judaicas:

1º Por Anás;

2º Por Caifás;

3º Pelo o Sinédrio.

Três pelas as autoridades romanas:

Primeiro por Pilatos;

Segundo por Herodes;

4 Terceiro por Pilatos novamente, quando, portanto, de acordos com a lei, ele foi condenado e crucificado á terceira hora do dia, ou seja, às 9:0hs.

De acordo com a cronologia judaica, no nosso calendário, corresponde às nove horas do dia.

5 Outro fato interessante que quero que você veja, tanto nas casa do Anás, quanto na do Caifás e nem tão pouco no sinédrio, tinha uma galo, sendo assim não havia se quer  uma ave para cantar.

Então, vamos descobrir que canto do galo era esse referido por Jesus?

De acordo com a história o dia estava dividido da seguinte maneira:

1 Dia civil em 24 horas

Iniciando com o pôr do sol de um dia e terminando com o pôr do sol do dia seguinte.

2 O dia natural:

Era composto por 12 horas, era a parte clara do dia que iniciava com o nascer do sol e terminava com o pôr do sol.

O dia então estava dividido em doze períodos de uma hora e ia da 1ª até a duodécima hora.

3 Vigília da noite:

6 Era composta de 12 horas, tinha início com o pôr do sol e terminava com o nascer do sol. Estava dividido em quatro turnos de três horas que eram denominados de vigílias.

A primeira vigília: das 18: 00 às 21 horas

A segundo vigília: das 21:00 horas ás 24:00

A terceira vigília: das 00:00 às 03:00 horas das manhã.

 

7 No fim da terceira vigília da noite, cerca das 03:00 horas da manhã, momento em que ocorreu o primeiro julgamento de Jesus, acontecia a troca de turno da escolta de soldados que fazia aguarda do palácio de Antônia que era a casa do governador Pôncio Pilatos.

Atenção para o famoso canto do galo que entra em ação na história da bíblia:

A troca de turno era anunciada com um toque de trombeta que, em latim, chamava-se gallicinium que traduzindo para o português significa: “o cantar do galo ou o canto do galo”.

8 Esse costume do povo judaico foi citado, também, por Jesus de Nazaré, ao denominar a terceira vigília como “o cantar do galo”.

“Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se â tarde, se à noite, se ao cantar do galo, se pela manhã” Mc 13,35.

9 A gente pode entender de forma mais simples o sentido do canto do galo. O canto do galo era um nome dado à terceira vigília da noite, de meia noite às três horas da manhã, como dizem as citações nos evangelhos. Cada um dos evangelhos se refere ao “canto do galo” de acordo com o período em que Pedro negou a Jesus.


Em Mateus 26:34,74

“34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antens que o galo cante, três vezes me negarás.”

“74 Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.”

Marcos 13:35

“Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se â tarde, se â meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã”.

Lucas 22:34

“Mas ele desse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces.”

João 13:38

“Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes.”

O que diz a tradução da história sobre o “cantar do galo.”:


“Não soará hoje o galo”

10 É importante notar que esta tradução, além de curiosa, é muito significativa, pois no lugar de cantar, ele traduz, soará, mostrando a ideia de um som sendo emitido por uma trombeta, um tipo de matraca, um instrumento musical, digamos assim.

Podemos concluir esse assunto do “canto do galo” considerando o lugar onde tudo estava acontecendo, o centro de Jerusalém.

11 É interessante argumentar o lugar onde o discípulo Pedro estava quando de fato negou a Jesus, Os textos bíblicos falam de cada ocorrido e nos dá essas informações: Mt 26,69-75; Mc 14,66-72; Lc 22,54-62 e João 18,5-18.

12 O lugar onde Pedro estava neste momento que negou conhecer a Jesus? Jesus foi “levado” para a casa do sumo sacerdote Mt 26,57; Mc 14,53; Lc 22,54. O tribunal Romano entregou Jesus às autoridades judaicas esperando a manhã seguinte para o julgamento. Jesus foi levado ao palácio do sumo sacerdote onde se encontravam os principais sacerdotes e anciãos de Israel reunidos.

13 Porque essas informações são importantes? Porque a casa do Sumo Sacerdote estava no centro de Jerusalém. E com certeza não tinha um galinho no centro de Jerusalém, pois não comportava animais pequenos porque era considerada uma grande cidade.


14 Portanto, diante das provas aduzidas, “o cantar do galo”, referido por Jesus nos evangelhos, longe de ser o canto de uma ave, era, portanto “o toque da trombeta” dos soldados romanos que anunciavam a troca de turno, da escala que fazia a guarda da fortaleza de Antônia, que acontecera no final daquela terceira vigília da noite. Saiba mais

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